Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Detecção precoce do câncer de mama: como atuam os enfermeiros da atenção primária à saúde? / Early detection of breast cancer: how do the nurses in primary health care perform?

Barbosa, Yonna Costa; Rabêlo, Poliana Pereira Costa; Aguiar, Maria Ísis Freire de; Azevedo, Patrícia Ribeiro; Cortês, Larissa Siqueira Lima.
Rev. APS ; 21(3): 375-386, 01/07/2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-981901

Objetivo:

investigar as ações para o controle do câncer de mama desenvolvidas por enfermeiros da Estratégia Saúde da Família em uma capital do Nordeste brasileiro. Casuística e

Métodos:

estudo transversal, com 80 enfermeiros atuantes na Estratégia da Saúde da Família, entre novembro de 2012 e junho de 2013. Utilizaram-se um formulário validado e testado e o programa EPI INFO 2008 versão 3.5.1 para análise descritiva dos dados.

Resultados:

os enfermeiros referiram investigar os fatores de riscos para a doença (91%), realizar o Exame Clínico das Mamas (96,3%) e solicitar mamografia (51,3%). Observou-se falta de familiaridade com os fatores de alto risco e das indicações de realização dos exames de detecção precoce. As ações, em sua maioria, não são planejadas de forma sistemática e se restringem ao momento do exame de Papanicolaou.

Conclusão:

constatou-se que há ações que divergem das recomendações do Ministério da Saúde, assim há necessidade de capacitação profissional.
Biblioteca responsável: BR378.1