Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil epidemiológico da hanseníase em um município do nordeste brasileiro: uma análise retrospectiva / Perfil epidemiológico de la lepra en una ciudad del noreste de Brasil: un análisis retrospectivo / Epidemiological profile of leprosy in a municipality in the Brazilian Northeast: a retrospective analysis

Alves, Eliracema Silva; Oliveira, Layze Braz de; Araújo, Telma Maria Evangelista de; Melo, Ivone Venâncio de; Araújo, Rosineidia do Perpétuo Socorro; Marques, Lindalva Maria Ferreira.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(3): 648-652, jul.-set. 2017. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-982947

Objetivo:

Analisar o perfil epidemiológico da hanseníase no estado do Piauí.

Métodos:

Estudo epidemiológico transversal, com coleta retrospectiva. Utilizaram-se dados do Departamento de Informática do SUS, de pacientes com hanseníase, referentes ao período de 2005 a 2014. Foram avaliadas a taxa de detecção, grau de incapacidade física no diagnóstico e na cura e a proporção da cura.

Resultados:

Totalizaram 13.787 casos de hanseníase. O coeficiente de detecção diminuiu ao longo dos anos, o grau de incapacidade física a ser avaliado no diagnóstico e na cura apresentou uma tendência de redução de avaliação, o percentual de cura foi regular (%?).

Conclusão:

A proporção de casos detectados com grau de incapacidade e o predomínio de formas passivas de detecção sugerem diagnóstico tardio e corroboram a importância da integração das ações de controle da hanseníase na atenção básica.
Biblioteca responsável: BR1208.1