Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais de enfermeiros da atenção primária à saúde sobre cuidado de enfermagem no pós-parto / Representaciones sociales de enfermeros de atención primaria de salud sobre atención de enfermería en posparto / Social representations of primary health care nurses about nursing care in the postpartum period

Dantas, Sibele Lima da Costa; Rodrigues, Dafne Paiva; Fialho, Ana Virgínia de Melo; Barbosa, Eryjosy Marculino Guerreiro; Pereira, Ana Maria Martins; Mesquita, Nayara Sousa de.
Cogitare enferm ; 23(3): e53250, 2018. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-984263
RESUMO

Objetivo:

apreender as representações sociais de enfermeiros da Atenção Primária à Saúde sobre o cuidado de enfermagem no pós-parto.

Método:

estudo qualitativo, norteado pela Teoria das Representações Sociais, desenvolvido de setembro a outubro de 2015, com 31 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família do município de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com o auxílio do software ALCESTE, que realiza análise lexical de dados textuais.

Resultados:

verificou-se que os enfermeiros ancoram o cuidado de enfermagem no puerpério como cuidados desenvolvidos ao recém-nascido, priorizando a consulta de puericultura em detrimento da puerperal.

Conclusão:

é necessário que os enfermeiros desenvolvam o cuidado de enfermagem no pós-parto de forma integral, direcionado para além dos procedimentos técnicos, por meio de escuta qualificada e atenção às necessidades biopsicossociais da puérpera.
Biblioteca responsável: BR501.1