Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores de risco para quedas em pacientes hospitalizados com cardiopatia isquêmica / Factores de riesgo para caídas en pacientes hospitalizados con cardiopatía isquémica / Risk factors for falls in hospitalized patients with ischemic cardiopathy

Albuquerque, Nila Larisse Silva de; Sisnando, Milena Jamile de Assis; Sampaio Filho, Silvestre Péricles Cavalcante; Morais, Huana Carolina Cândido; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Araújo, Thelma Leite de.
Rev Rene (Online) ; 14(1): 158-168, 2013. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-984975
A proposta do estudo foi identificar a presença do diagnóstico de enfermagem Risco de quedas em portadores de cardiopatia isquêmica hospitalizados em Fortaleza, Ceará. Estudo descritivo e quantitativo. Dados coletados de julho/2010 a fevereiro/2011, mediante entrevista, exame físico e consulta ao prontuário. Utilizou-se instrumento para investigar perfil sociodemográfico e clínico do paciente e check-list composto pelos fatores de risco do Diagnóstico de enfermagem. Dos 86 investigados, 56,5% eram do sexo masculino, com média de 63,95 (±12,6) anos de idade. Todos os participantes possuíam mais de dois fatores de risco para quedas, sendo que 46,5% apresentavam de seis a nove fatores simultâneos. Dentre os fatores de risco investigados destacaram-se uso de medicamentos anti-hipertensivos (98,8%), dificuldade visual (66,3%) e falta de sono (54,3%). Nesse contexto, cabe aos enfermeiros planejarem cuidados visando à prevenção de quedas, especialmente para portadores de cardiopatia isquêmica, em ambiente hospitalar.
Biblioteca responsável: BR6.1