Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Regulação em saúde: conhecimento dos profissionais da estratégia saúde da família / Regulación en salud: conocimiento de profesionales de la estrategia de salud de la familia / Health regulation: knowledge of family health strategy professionals

Lima, Márcio Roney Mota; Silva, Maria Verônica Sales da; Clares, Jorge Wilker Bezerra; Silva, Lucilane Maria Sales da; Dourado, Hanna Helen Matos; Silva, Adna de Araújo.
Rev Rene (Online) ; 14(1): 23-31, 2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-984983
Estudo descritivo e qualitativo, que objetivou verificar o conhecimento dos enfermeiros, médicos e dentistas da estratégia saúde da família do município de Bela Cruz-CE/Brasil sobre regulação em saúde. A coleta dos dados ocorreu de novembro a dezembro de 2008, mediante a aplicação de questionário. Os dados foram organizados conforme as etapas de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostram que os participantes possuem conhecimento sobre o fluxo de encaminhamento de pacientes referenciados pela atenção primária para atendimento especializado, os mecanismos utilizados para este fim, assim como o sistema de referência e contrarreferência; relataram dificuldades no retorno do paciente com a devida contrarreferência preenchida, interferindo na continuidade da assistência. Para esses profissionais, a regulação é importante instrumento de gestão para o Sistema Único de Saúde, proporcionando garantia do direito à saúde.
Biblioteca responsável: BR6.1