Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Incidence of hemorrhagic complications with use of a radial compression device: a cohort study / Incidencia de complicaciones hemorrágicas con el uso de pulsera de compresión radial: estudio de cohorte / Incidência de complicações hemorrágicas com o uso de pulseira de compressão radial: estudo de coorte

Córdova, Eliane Silva Machado; Santos, Lidiane Rodrigues dos; Toebe, Daiane; Moraes, Maria Antonieta Pereira de; Souza, Emiliane Nogueira de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 52: e03410, 2018. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-985029
RESUMO

Objetivo:

Verificar a incidência de complicações hemorrágicas em pacientes submetidos a cateterismo cardíaco radial e com uso de pulseira hemostática para compressão arterial.

Método:

Estudo de coorte prospectivo, conduzido com pacientes submetidos a cateterismo cardíaco eletivo, em dois laboratórios de hemodinâmica no sul do Brasil. Para a hemostasia do sítio de punção arterial, foi utilizada a pulseira de compressão radial TR Band® por 4 horas. Os desfechos avaliados foram hematomas e sangramento menor.

Resultados:

Foram avaliados 244 pacientes, com idade média de 63,5±10,9 anos, 61,9% do sexo masculino, 73,8% com hipertensão arterial sistêmica e 42,8% dislipidêmicos. Ocorreram 1,2% de hematoma tipo I e 9% de sangramento menor depois da retirada da pulseira. Não houve associação significativa entre hematomas e sangramentos e os pacientes que faziam uso de anticoagulante oral (p=0,604) e uso prévio de antiplaquetário (p=0,958).

Conclusão:

O uso da pulseira hemostática para compressão da artéria radial mostrou-se segura na prática clínica e com reduzida incidência de hematomas e sangramento menor após cinecoronariografia por via radial.
Biblioteca responsável: BR41.1