Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional / Representaciones de profesionales residentes acerca de las estrategias pedagógicas utilizadas en el proceso formativo de la residencia multiprofesional / Representations of resident professionals regarding the pedagogical strategies used in the multiprofessional residency training process

Machado, Lucas Dias Soares; Tamboril, Ana Carolina Ribeiro; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa; Maia, Evanira Rodrigues; Lopes, Maria do Socorro Vieira.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 52: e03386, 2018. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-985051
RESUMO

Objetivo:

Avaliar as representações sociais de residentes acerca das estratégias pedagógicas de um programa de Residência Multiprofissional em Saúde.

Método:

Estudo de caso, com abordagem qualitativa, apoiado na Teoria das Representações Sociais. A coleta dos dados se deu pela aplicação de questionário aos profissionais residentes. Utilizou-se do software ALCESTE para a análise lexical do conteúdo.

Resultados:

Foram aplicados questionários a 15 profissionais residentes. A análise evidenciou o potencial educativo de uma ferramenta de Educação a Distância, a necessidade de priorizar o conteúdo teórico e seu planejamento, alinhando-os à vivência no território, e a preferência dos sujeitos por espaços dinâmicos que favoreçam a comunicação e a análise crítico-reflexiva do cotidiano.

Conclusão:

Há a necessidade de valorização de estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem significativas para o profissional residente e que contribuam para a formação em saúde.
Biblioteca responsável: BR41.1