Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Informação sobre diabetes nos blogs: aplicabilidade do Modelo de Análise do Discurso Noticioso em Saúde / Information on diabetes in blogs: applicability of the Analysis Model of Health News Discourse

Guimarães, Jane Mary de Medeiros; Rangel-S, Maria Ligia; Belens, Adroaldo de Jesus; Jorge, Jéssica Tais Barreto; Paim, Marcele Carneiro.
Saúde debate ; 42(119): 965-976, Out.-Dez. 2018. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-986075
RESUMO No contexto de surgimento da internet, a comunicação através das mídias digitais reconfigurou a forma de produção, apropriação e divulgação de notícias e informações sobre a saúde. Nesse sentido, os blogs constituíram-se como espaços virtuais de compartilhamento de ideias e socialização de conhecimentos e informações que possibilitam o surgimento de novos problemas e objetos de pesquisa em comunicação e saúde coletiva, bem como contribuem para a disseminação de informações, conhecimentos e notícias sobre a saúde. Observou-se que o mercado de saúde alinhado ao modelo biomédico centrado nas tecnologias e na assistência individual se utiliza desse meio para disseminar narrativas sobre a saúde. O estudo tem abordagem qualitativa, caráter descritivo e documental, para verificar a aplicabilidade do Modelo de Análise do Discurso Noticioso em Saúde aos blogs que divulgaram notícias sobre a inovação tecnológica em saúde para o cuidado do Diabetes Mellitus. O modelo de análise aplicado aos blogs permitiu observar que as notícias compartilhadas pelas distintas mídias, o medo de acometimento do diabetes e a esperança de sua cura se constituem como estratégias de convencimento dos usuários dos blogs, atendendo aos interesses da economia de mercado na produção de demandas e necessidades em saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1