Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de Vida, Depressão e Adesão ao Tratamento de Pessoas com Diabetes Mellitus Tipo 2 / Quality of Life, Depression and Treatment Compliance Among Type 2 Diabetic Individuals

Ramos, Lara Bethania Santos; Santana , Camila Nascimento; Araújo, Larissa Liz Cardoso de; Jesus , Graziela Pereira de; Gois, Cristiane Franca Lisboa; Santos, Fernanda Lays Souza Góes; Brito, Gabriela Menezes Gonçalves de; Santos, Elenalda Ferreira dos.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 21(3): 261-268, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-987546
Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica que apresenta elevada prevalência mundial e está relacionada a altas taxas de morbimortalidade. No contexto da qualidade de vida (QV) da pessoa com DM, a depressão e a adesão ao tratamento são variáveis que podem estar relacionadas. Objetivos: Avaliar a QV, a presença de sintomas depressivos e a adesão ao tratamento de pessoas com DM tipo 2. Material e Métodos: Estudo do tipo exploratório, descritivo, desenvolvido com uma amostra constituída por 38 sujeitos. Para avaliar a QV, presença de sintomas depressivos e a adesão ao tratamento foram utilizados os instrumentos Problem Areas in Diabetes - B-PAID, o Inventário de Depressão de Beck e a Medida de Adesão ao Tratamento Medicamentoso - MAT, respectivamente. Resultados: A média B-PAID total foi 59,3 e o domínio que obteve maior valor médio foi Problemas emocionais (37,40). Metade dos participantes apresentou sintomas depressivos, que variou de leve a depressão grave e a maioria aderiu ao tratamento (94,7%). Conclusão: Os participantes do estudo apresentaram QV comprometida e sintomas depressivos, sugerindo que o DM pode interferir no aspecto emocional, não tendo afetado na adesão ao tratamento. (AU)
Biblioteca responsável: BR8.1
Localização: BR8.1; v.21, n.3