Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ações de educação em saúde e o planejamento familiar: um relato de experiência / Health education actions and family planning: an experience report

Bezerra, Isaac Newton Machado; Monteiro, Vinicius Costa Maia; Nascimento, Jânio Luiz do; Vieira, Natalia Raiane Silva; Silva, Rafaela Priscila Carvalho da; Alcântara, Bárbara Danielle Calixto de; Gonzaga, Magnólia Carvalho Aquino; Lima, Jônia Cybele Santos; Machado, Flávia Christiane de Azevedo.
Rev. Ciênc. Plur ; 4(3): 82-90, 2018.
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: biblio-988270

Introdução:

Atualmente o planejamento familiar é desenvolvido principalmente pela Atenção Primária nas Unidades Básicas de Saúde a partir das Equipes de Estratégia Saúde da Família, que trás em seu modeloassistêncial o trabalho em equipe, vínculo entre profissionaise comunidade, e participação comunitária.

Objetivo:

Relatar a experiencia diante da interação ensino-serviço para a formação de futuros profissionais desaúde,apartir da construção de espaços de Educação Popular em Saúde, abordando a temática do planejamento familiar.

Metodologia:

Trata-se de estudo descritivo,tipo relato de experiência,com construção e execução,a partir de momentos de Educação Popular em Saúde, no município de Barauna, Rio Grande do Norte, entre janeiro e fevereiro de 2018.

Resultados:

Essa ação resultou na construção de uma peça de Teatro Fórum e de um Quiz realizados nas Unidades de Saúde, com a participação de profissionais e usuáriosdas comunidades,construindo movimentações,com descontração e roda de conversa.

Conclusão:

A EducaçãoPopular em Saúde mostrou-se como uma ferramenta essencial para o estabelecimento de vínculos entre profissionais e usuários e um potencializador das movimentações deconhecimentos e escutas,construindo espaços coletivos de troca de saberes e experiências (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1