Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação da escala de atitude em tecnologias digitais da informação e comunicação / Validación de la escala de actitud en las tecnologías digitales de la información y la comunicación / Validation of the attitude scale for information and communications technologies

Oliveira, Marcos Renato de; Correia, Victorugo Guedes Alencar; Dantas, Eduardo de Oliveira Martins; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Torres, Raimundo Augusto Martins.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 32(1): 79-86, Jan.-Fev. 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-989033
Resumo

Objetivo:

Validar uma escala que identifica a atitude de acadêmicos, dos cursos de ciências da saúde, quanto ao uso de tecnologias digitais da informação e comunicação.

Métodos:

Estudo metodológico, realizado com 292 acadêmicos dos cursos de ciências biológicas, enfermagem, nutrição e medicina, e aplicado a Escala de Atitude em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para a Saúde com 14 itens. A validação ocorreu por intermédio de um comitê de especialistas envoltos na criação da tradução da versão em língua portuguesa, validação interna, adaptação cultural. Seguida ainda para pré-teste, e, pós-teste, por meio de analise fatorial exploratória, consistência e representabilidade dos componentes da escala.

Resultados:

Foram validados 14 itens, todos apresentando adequabilidade de constructo, conforme medida de adequabilidade de 0,80 e p<0,000. Ainda, as analises fatoriais produziram uma solução de dois fatores, constructos positivos e negativos, o que permite melhor identificar as atitudes dos acadêmicos.

Conclusão:

A escala apresentou valores de adequabilidade acima da media para este tipo de instrumento, mostrando ser efetiva para a mensuração do objeto proposto, fornecendo assim, um inovador meio de pesquisas neste campo de atuação.
Biblioteca responsável: BR1.2