Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Bone mineral density and body composition in elderly runners: six-year follow-up / Densidade mineral óssea e composição corporal de idosos corredores: follow-up de seis anos

Alonso, Angelica Castilho; Ernandes, Rita de Cássia; Pereira, Regina Helena Marques; Becker, Ricardo André; Machado-Lima, Adriana; Silva-Santos, Paulo Roberto; Greve, Julia Maria D'Andréa; Garcez-Leme, Luiz Eugênio.
Acta ortop. bras ; 27(2): 92-94, Mar.-Apr. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-989204
RESUMO

Objetivo:

Acompanhar a densidade mineral óssea (DMO) e a composição corporal, ao longo de seis anos, em idosos corredores de longa distância.

Métodos:

analisamos os prontuários médicos de um grupo de atletas idosos, corredores de longa distância, participantes do Grupo de Ortogeriatria do IOT-HC-FMUSP, e reunimos todos os atletas que tiveram a DMO avaliada no ano de 2001 e de 2007, sendo destes, 11 prontuários selecionados. Critérios de inclusão ser corredor de longa distância; não parar de correr ao longo dos seis anos e ter os dois exames de DMO e composição corporal avaliados. A composição corporal foi avaliada por meio de densitometria óssea, com uma dupla energia de absorção de raios-X (DEXA), em um aparelho LUNAR-DPX.

Resultados:

Ao longo dos seis anos, a composição corpórea se manteve estável, havendo apenas um aumento significante na gordura expressa em (%) (p=0,003).

Conclusão:

A corrida de longa distância parece conservar a DMO de idosos corredores, porém com aumento de gordura. Nível do Evidência II; Estudos prognósticos - Investigação do efeito de características de um paciente sobre o desfecho da doença.
Biblioteca responsável: BR1.1