Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prática de autocuidado de estomizados: contribuições da teoria de orem / Práctica de autocuidado de estomizados: contribuiciones de la teoría de orem / Self-care practice of ostomy patients: contributions of the orem's theory

Menezes, Luciana Catunda Gomes de; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Oliveira, Roberta Meneses; Oliveira, Sherida Karanini Paz de; Meneses, Lidia Stella Teixeira de; Castro, Maria Euridea de.
Rev Rene (Online) ; 14(2): 301-310, 2013. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-990284
Objetivou-se identificar os fatores condicionantes para o autocuidado em pacientes estomizados, verificar saberes e práticas sobre os cuidados com a estomia. Estudo descritivo e qualitativo, tendo como referencial a Teoria do Autocuidado de Orem, realizado na Associação de Estomizados de Fortaleza-CE em junho e julho de 2007. Destacaram-se, como fatores condicionantes para o autocuidado sexo masculino, idade superior a 51 anos, baixa escolaridade, procedência da capital/região metropolitana, estado civil casado e baixa renda familiar. Dos discursos emergiram três categorias Aprendendo a cuidar do estoma sistema de apoio-educação; Cuidar do estoma saberes e práticas; e Dificuldades encontradas para a prática do autocuidado. Concluiu-se que pessoas estomizadas necessitam de uma assistência de enfermagem multidimensional, individualizada e que os capacite a realizar o autocuidado de forma eficaz.
Biblioteca responsável: BR6.1