Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conflict as a possible catalyst for democratic relations in the work of the Family Health team / El conflicto como posible catalizador de relaciones democráticas en el trabajo del equipo de Salud de la Familia / O conflito como possível catalisador de relações democráticas no trabalho da equipe de Saúde da Família

Silva, Iramildes Souza; Arantes, Cássia Irene Spinelli; Fortuna, Cinira Magali.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 53: e03455, 2019.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-990378
RESUMO

Objetivo:

Analisar as situações de conflito na equipe de atenção básica como possível catalisadoras de relações democráticas no trabalho, favorecendo a atuação em equipe.

Método:

Estudo qualitativo com equipe de saúde da família de um município do interior paulista. Os dados coletados incluíram observação sistemática e entrevista com trabalhadores que foram organizados e analisados a partir da confrontação com o referencial teórico do processo de trabalho em saúde. Utilizou-se da análise de conteúdo temática.

Resultados:

Participaram 16 trabalhadores. Os dados estão organizados em duas categorias temáticas A recepção da unidade como local onde os conflitos ficam mais explícitos e O conflito como abertura para construção de relações democráticas no trabalho de equipe.

Conclusão:

O recebimento dos usuários na recepção e quem vai ou não trabalhar nesse espaço revelam valores e concepções diferentes sobre o cuidado de cada profissional, situação que gera conflito. No entanto, ideias antagônicas situadas no conflito são fecundas por serem capazes de se complementarem e propiciarem um salto qualitativo nas relações da equipe, com tendência a influenciar a diminuição das vulnerabilidades das relações entre os sujeitos. Essa é uma necessidade premente e atual na discussão envolvendo a reorganização das práticas em saúde.
Biblioteca responsável: BR41.1