Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estressores ocupacionais e estratégias de enfrentamento / Occupational stressors and coping strategies / Factores de estrés ocupacionales y estrategias de enfrentamiento / Stresseurs professionnels et les stratégies de coping

Carlotto, Mary Sandra; Câmara, Sheila Gonçalves; Diehl, Liciane; Ely, Karine; Freitas, Isadora Marques de; Schneider, Gabriela de Azeredo.
Rev. Subj. (Impr.) ; 18(1): 92-105, jan.-abr. 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-990480
O presente estudo teve como objetivo conhecer a vivência dos estressores ocupacionais e estratégias de enfrentamento utilizadas na perspectiva dos professores. Participaram do estudo oito professoras provenientes de duas escolas públicas municipais de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o método do diário em sua modalidade qualitativa, estruturado em dois eixos temáticos estabelecidos a priori estressores e estratégias de enfrentamento utilizadas. Os registros foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo categorial-temática. Como resultados, foram identificados cinco estressores de natureza psicossocial relação professor-alunos; falta de apoio de familiares de alunos; sobrecarga de papel; conciliar trabalho-família e conciliar trabalho-vida pessoal. As estratégias de enfrentamento referidas foram as com foco na emoção e evitação.
Biblioteca responsável: BR85.1