Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Faculty Development: Social Representations Constructed by Medical School Teachers / Desenvolvimento Docente: Representações Sociais Construídas por Professores de Escolas Médicas

Almeida, Maria Tereza Carvalho; Maia, Fernanda Alves; Hoffman, Ernesto José; Barbosa, Ana Tereza Fernandes; Sampaio, Cristina Andrade; Ramos, Lucas Gabriel Duarte; Rodrigues Neto, João Felício.
Rev. bras. educ. méd ; 43(2): 176-186, abr.-jun. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-990619
RESUMO O desenvolvimento docente visa apoiar educadores em diversas funções nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, gestão e avaliação. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento docente a partir das representações sociais construídas pelos professores de um curso de medicina. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual o método de análise utilizado foi análise do discurso e, como aporte teórico, as representações sociais. Foram selecionados doze professores aleatórios e uma entrevista semiestruturada foi conduzida para a coleta de dados. As respostas, gravadas em áudio, foram transcritas e a análise do discurso foi realizada com o objetivo de mapear as representações sociais construídas pelos sujeitos. As representações sociais foram agrupadas em duas categorias Desenvolvimento Institucional e Desenvolvimento Pessoal. Na categoria Desenvolvimento Institucional, três subcategorias foram identificadas Princípios orientadores dos Programas de Desenvolvimento docente, Estratégias de Ensino-aprendizagem utilizadas em Programas de Desenvolvimento docente, e Competências a serem desenvolvidas pelos docentes, e em Desenvolvimento Pessoal, identificaram-se duas subcategorias Desenvolvimento como pessoa e como ser social e Desenvolvimento profissional. Muito embora uma variedade de representações sociais tenha sido construída em relação à docência em educação médica ao longo dos anos, somente nas últimas décadas o desenvolvimento docente se tornou um maior foco nas reflexões dos gestores de instituições educacionais e dos professores. No presente estudo, observou-se que para o desenvolvimento docente ser efetivo, é necessário que o educador queira aprender; no entanto, é essencial ter o reconhecimento e apoio institucional. Os Programas de Desenvolvimento Docente devem ser flexíveis e adaptáveis para atender às necessidades da instituição e dos professores e encorajar a reflexão sobre a própria prática, o intercâmbio de experiências, o desenvolvimento de relações interpessoais e a colaboração. No entanto, é vital identificar e facilitar o desenvolvimento de lideranças e avaliar sistematicamente o processo e os resultados alcançados, a fim de incentivar o desenvolvimento das carreiras acadêmicas dos professores, pois esta pode ser uma forma de profissionalizar o ensino. Portanto, é necessário que os gestores e professores possam sustentar uma missão compartilhada para alcançar recursos, se adaptar às mudanças, buscar a excelência na liderança da organização em um contexto nacional e internacional e, consequentemente, favorecer uma educação médica de qualidade.
Biblioteca responsável: BR1.1