Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social determinants of health associated with childhood accidents at home: An integrative review / Determinantes sociales de la salud asociados con accidentes domésticos en la infancia: una revisión integradora / Determinantes sociais da saúde associados a acidentes domésticos na infância: uma revisão integrativa

Ribeiro, Márcia Gabriela Costa; Paula, Aline Beatriz Rocha; Bezerra, Maria Augusta Rocha; Rocha, Silvana Santiago da; Avelino, Fernanda Valéria Silvia Dantas; Gouveia, Márcia Teles de Oliveira.
Rev. bras. enferm ; 72(1): 265-276, Jan.-Feb. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-990638
RESUMO

Objetivo:

analisar os fatores associados aos acidentes domésticos na infância segundo os níveis dos determinantes sociais da saúde.

Método:

revisão integrativa da literatura, com pesquisa em bases de dados CINAHL, LILACS e PubMed, com os seguintes descritores principais child; social determinants of health; accidentes, home. Foram incluídos 31 estudos que relacionaram os determinantes sociais da saúde e acidentes domésticos na infância, em inglês, português e espanhol.

Resultados:

os determinantes proximais identificados foram idade e sexo das crianças, e etnia. Dentre os intermediários, prevaleceram o comportamento parental, relacionado à supervisão de um adulto. O emprego dos pais e a situação socioeconômica foram identificados como determinantes distais.

Conclusão:

a idade e o sexo da criança, além da supervisão direta, foram os determinantes mais associados aos acidentes. Os determinantes distais devem ser mais bem estudados, pois sua relação com a ocorrência dos acidentes domésticos não se mostrou suficientemente esclarecida.
Biblioteca responsável: BR1.1