Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The Brazilian Army nurses' uniforms: visual identity in World War II / Uniformes de enfermeras del Ejército Brasileño: identidad visual en la Segunda Guerra Mundial / Uniformes de enfermeiras do Exército Brasileiro: identidade visual na II Guerra Mundial

Bernardes, Margarida Maria Rocha; Oliveira, Alexandre Barbosa de; Kaminitz, Sônia; Gomes, Antônio Marcos Tosoli; Marques, Sérgio Corrêa; Porto, Fernando Rocha.
Rev. bras. enferm ; 72(1): 111-117, Jan.-Feb. 2019. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-990642
RESUMO

Objetivo:

Analisar os efeitos simbólicos do vestuário militar oficial das enfermeiras do Exército Brasileiro na II Guerra Mundial.

Método:

A pesquisa foi desenvolvida usando o método histórico, com fontes imagéticas. Os dados foram discutidos à luz de conceitos da teoria do mundo social, de Pierre Bourdieu.

Resultados:

As imagens selecionadas demonstram o significado próprio dos uniformes, explicitando as funções e a posição social de quem os porta, sendo de uso privativo e obrigatório no campo militar. Considerações finais No caso das enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira, a apropriação de uniformes promoveu a comunicação visual da figura-tipo da enfermeira militar no contexto da guerra, ao mesmo tempo que conferiu distinção no âmbito do exército, mas não necessariamente no campo da enfermagem. Simbolicamente, elas permaneceram entre os muros dos quartéis mesmo após o término da guerra e, por conseguinte, mantiveram-se desconhecidas e marcadas pelos signos do esquecimento.
Biblioteca responsável: BR1.1