Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Operationality of concepts in Heideggerian phenomenological investigation: epistemological reflection on Nursing / Operación de los conceptos en investigación fenomenológica heideggeriana: reflexión epistemológica en la enfermería / Operacionalidade de conceitos em investigação fenomenológica heideggeriana: reflexão epistemológica na enfermagem

Amorim, Thaís Vasconselos; Souza, Ívis Emília de Oliveira; Salimena, Anna Maria de Oliveira; Padoin, Stela Maris de Mello; Melo, Rita de Cássia de Jesus.
Rev. bras. enferm ; 72(1): 304-308, Jan.-Feb. 2019. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-990646
RESUMO

Objetivo:

Descrever o caminho investigativo de análise e a operacionalidade de conceitos sustentados no referencial teórico-filosófico e metodológico de Martin Heidegger.

Método:

Reflexão teórica do fenômeno de gestar sendo mulher portadora de cardiopatia.

Resultados:

Evidenciaram-se as etapas do movimento de investigação a partir do pré-reflexivo relativo ao objeto de estudo e da busca do sentido fenomenal na direção da hermenêutica como analítica existencial, culminando no alcance da totalidade fenomênica.

Conclusão:

A visão de mundo do investigador, que considerou as subjetividades da pessoa em situação de saúde ou doença, favoreceu que o objeto de estudo anunciasse o referencial. A produção de conhecimento à luz da fenomenologia de Martin Heidegger desvelou fenômenos vividos e vivenciados no campo da saúde e da enfermagem, mediante rigor epistemológico que exigiu apropriação de conceitos inerentes à analítica existencial.
Biblioteca responsável: BR1.1