Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Rebuilding subjectivity from the experience of cancer and its treatment / Reconstruyendo la subjetividad a partir de la experiencia del cáncer y su tratamiento / Reconstruindo a subjetividade a partir da experiência do câncer e seu tratamento

Wakiuchi, Julia; Marcon, Sonia Silva; Oliveira, Denize Cristina de; Sales, Catarina Aparecida.
Rev. bras. enferm ; 72(1): 125-133, Jan.-Feb. 2019.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-990650
RESUMO

Objetivo:

Analisar as representações sociais do tratamento quimioterápico e as experiências construídas por pessoas com câncer.

Método:

Estudo descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu entre agosto e dezembro de 2016, por meio de entrevistas com 29 pacientes com câncer em tratamento quimioterápico, em uma instituição no Norte do estado do Paraná, sendo realizada a Análise de Conteúdo Temático-Categorial.

Resultados:

Emergiram quatro categorias que denotam atitudes, sentimentos e experiências associados à quimioterapia e à necessidade de reconstrução do cotidiano, permeado pelo distanciamento da vida social e do trabalho. Ao mesmo tempo, nota-se o estreitamento de laços com amigos e familiares, além de estratégias adaptativas, de ressignificação das experiências vividas e de estabelecimento de prioridades de vida. Considerações finais O câncer representa uma interrupção dos planos e sonhos, modificando tarefas do cotidiano e gerando novas experiências. Esse processo oportuniza a ressignificação do passado e a reconstrução da subjetividade.
Biblioteca responsável: BR1.1