Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Analysis of the concept of Meaningful Learning in light of the Ausubel's Theory / Análisis del concepto de Aprendizaje Significativo bajo la luz de la Teoría de Ausubel / Análise do conceito de Aprendizagem Significativa à luz da Teoria de Ausubel

Agra, Glenda; Formiga, Nilton Soares; Oliveira, Patrícia Simplício de; Costa, Marta Miriam Lopes; Fernandes, Maria das Graças Melo; Nóbrega, Maria Miriam Lima da.
Rev. bras. enferm ; 72(1): 248-255, Jan.-Feb. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-990653
RESUMO

Objetivo:

Analisar o conceito de Aprendizagem Significativa, conforme a Teoria de David Ausubel.

Método:

Revisão integrativa, utilizando o modelo de análise teórica de Meleis.

Resultados:

Foram identificados como antecedentes Conhecimentos prévios dos alunos, material instrucional potencialmente significativo e disposição do aluno para aprender. Os atributos encontrados foram Existência de conhecimentos prévios que possibilite a conexão com o novo conhecimento; interação de conhecimentos prévios e novos na estrutura cognitiva; ampliação da estrutura cognitiva por meio da incorporação do conhecimento prévio com o novo. Os consequentes encontrados Existência de novos conhecimentos na estrutura cognitiva do aluno, que geram sentido e significado no sistema cognitivo do aluno e que lhe confere importância conforme a utilidade para sua vida cotidiana.

Conclusão:

A análise conceitual realizada contribuiu com a instituição de uma definição mais completa para a Aprendizagem Significativa, que poderá ser apreciada no ensino e na pesquisa, independentemente de área de atuação.
Biblioteca responsável: BR1.1