Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nurse researchers and nursing assistants: construction and projection of polymorphous identities / Enfermero investigador y enfermero asistencial: construcción y proyección de identidades polimorfas / Enfermeiro pesquisador e enfermeiro assistencial: construção e projeção de identidades polimorfas

Silva, Ítalo Rodolfo; Silva, Thiago Privado da; Lins, Silvia Maria de Sá Basílio; Silva, Laura Johanson da; Leite, Joséte Luzia.
Rev. bras. enferm ; 72(supl.1): 204-212, Jan.-Feb. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-990679
RESUMO

Objetivo:

Compreender os significados que enfermeiros pesquisadores e enfermeiros assistenciais atribuem um ao outro, e ao desenvolvimento da pesquisa produzida pela Enfermagem.

Método:

Pesquisa qualitativa. A Teoria Fundamentada nos Dados e o Teoria da Complexidade foram utilizados como referenciais teóricos e metodológicos, respectivamente. Participaram da pesquisa dez enfermeiros assistenciais e seis enfermeiros pesquisadores. A entrevista semiestruturada foi utilizada como técnica de coleta de dados. Os resultados foram categorizados por análise comparativa e validados por dez juízes.

Resultados:

A valorização da pesquisa por enfermeiros assistenciais, bem como interações entre o desenvolvimento da pesquisa e assistência de enfermagem pode estar relacionado à forma como enfermeiros assistenciais e enfermeiros pesquisadores se percebem. Essas percepções se apresentam de forma multifacetada.

Conclusão:

Os significados que enfermeiros pesquisados e enfermeiros assistenciais atribuem um ao outro revelam mecanismos de aproximação e distanciamento entre esses atores, bem como entre a pesquisa e a assistência de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR1.1