Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Care model for Primary Care workers: Convergent Care Research / Modelo de cuidado a los trabajadores de la Atención Básica: una Investigación Convergente-Asistencial / Modelo de cuidado aos trabalhadores da Atenção Básica: Pesquisa Convergente-Assistencial

Lucchese, Roselma; Ramos, Camila Borges; Carneiro, Lauany Martins dos Santos; Brito, Rodolfo Pereira de; Vera, Ivânia; Paula, Núbia Inocêncio de; Silva, Graciele Cristina; Pinto, Henrique Senna Diniz; Tomé, Eryelg Moura; Bueno, Alexandre de Assis.
Rev. bras. enferm ; 72(supl.1): 80-87, Jan.-Feb. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-990690
RESUMO Objetivo: Verificar a aplicação do Grupo Operativo como ferramenta de cuidado aos trabalhadores da Atenção Básica em saúde, com vista à constituição de assistência à saúde mental no trabalho. Método: Pesquisa Convergente-Assistencial como processo de investigação e trabalhadores da área da saúde como sujeitos. A estratégia de intervenção como proposta de acolhimento do sofrimento mental do trabalhador foi o Grupo Operativo. Resultados: Emergiram duas categorias: "Evidências do sofrimento no trabalho" e "Aprendizagem em grupo: acolhimento do grupo pelo grupo". Considerações finais: O uso do Grupo Operativo demonstrou ser assertivo ao proporcionar aos sujeitos um espaço de escuta das adversidades ocorridas no ambiente laboral e aprendizagem ativa da realidade, reflexão e enfrentamento dos medos básicos, desenvolvimento de um projeto pró-mudança por meio da cooperação entre os pares e aprendizagem ativa da realidade.
Biblioteca responsável: BR1.1