Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Interactionist view of circumstances that interfere with nurses' lifestyle / Visión interaccionista de las circunstancias que interfieren en el estilo de los enfermeros / Visão interacionista das circunstâncias que interferem no estilo de vida de enfermeiros

Braga, Anna Carolina Guimarães; Valadares, Glaucia Valente; David, Flávio Sampaio; Rosa, Lígia Santana.
Rev. bras. enferm ; 72(supl.1): 74-79, Jan.-Feb. 2019.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-990692
RESUMO

Objetivo:

Analisar as circunstâncias que interferem no estilo de vida dos enfermeiros.

Método:

Estudo qualitativo à luz das premissas da Teoria Fundamentada nos Dados, tendo como referencial teórico o Interacionismo Simbólico. A pesquisa foi realizada com 20 enfermeiros do município de Pinheiral, no estado do Rio de Janeiro.

Resultados:

Foi unânime a interferência do trabalho no estilo de vida dos enfermeiros, expressa pela união das seguintes subcategorias culpando o trabalho pelos hábitos sedentários; registrando a falta de tempo; justificando o cansaço físico/mental pela falta de hábitos saudáveis; enfatizando a situação financeira; e trocando o cuidado de si pelo cuidado do outro. Considerações finais Os resultados evidenciaram a complexavidade enfermeiros, assim como novas possibilidades de conduzir as escolhas diárias. Ressalta-se a necessidade de ações que reduzam o impacto das jornadas de trabalho e contribuam para que esses profissionais incorporem um melhor estilo de vida.
Biblioteca responsável: BR1.1