Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perception of the Primary Care multiprofessional team on health education / Percepción del equipo multiprofesional en la Atención Primaria sobre educación para la salud / Percepção da equipe multiprofissional da Atenção Primária sobre educação em saúde

Barreto, Ana Cristina Oliveira; Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida; Aguiar, Maria Isis Freire de; Barbosa, Rebeca Bandeira; Rocha, Suzy Ramos; Cordeiro, Lucélia Malaquias; Melo, Karine Moreira de; Freitas, Roberto Wagner Júnior Freire de.
Rev. bras. enferm ; 72(supl.1): 266-273, Jan.-Feb. 2019.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-990693
RESUMO

Objetivo:

Compreender a percepção da equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde sobre as práticas de educação em saúde e sobre o papel do enfermeiro no desempenho das atividades educativas.

Método:

Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com participação de 12 profissionais da Estratégia Saúde da Família. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com abordagem temática, proposta por Bardin.

Resultados:

Emergiram três categorias Percepção da equipe multiprofissional sobre educação em saúde; Práticas educativas na Atenção Primária à Saúde tarefa de todos?; e O papel do enfermeiro na educação em saúde. Considerações finais Verificou-se que a equipe multiprofissional percebe a educação em saúde como sendo responsabilidade de todos os profissionais. Alguns profissionais consideram o enfermeiro como importante educador, outros como executor das ações gerenciais e assistenciais e, em menor proporção, das ações educativas.
Biblioteca responsável: BR1.1