Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pelo avesso: dialogando sobre a Teoria Fundamentada nos Dados / By avenue: dialoging about Grounded Theory / Al revés: dialogando sobre la Grounded Theory

Solano, Lorrainy da Cruz; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; Enders, Bertha Cruz; Sousa, Francisca Georgina Macedo de.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e28047, jan.-dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-991139
Objetivo: refletir sobre a Teoria Fundamenta nos Dados (TFD) ou Grounded Theory , como recurso metodológico para pesquisas qualitativas em enfermagem. Conteúdo: utilizou-se como base para a discussão o diálogo entre autores convergentes com os pressupostos da TFD que caminham pelo avesso do roteiro metodológico clássico da pesquisa qualitativa. Duas linhas argumentativas foram desenhadas para que a reflexão acontecesse: a primeira a partir do método TFD propriamente dito e a segunda sobre os saberes na pesquisa em enfermagem. Conclusão: a atual conjuntura impõe o compromisso do pesquisador de enfermagem com as necessidades de saúde da população e com o Sistema Único de Saúde, requerendo estratégias de enfrentamento dos problemas viáveis, eficazes, eficiente e resolutivas. A TFD é uma delas, instigando o conhecimento do conhecimento em enfermagem.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1