Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Plantão de escuta: uma aplicação da Teoria Humanística no processo clínico de enfermagem / On-call listening: an application of Humanistic Theory in the clinical nursing process / Turno de escucha: una aplicación de la Teoría Humanista en el proceso clínico de enfermería

Silva, Alexandre Vicente da; Santos, Iraci dos; Kestenberg, Célia Caldeira Fonseca; Caldas, Célia Pereira; Berardinelli, Lina Marcia Miguéis; Silva, Lenilce Pereira de Souza da.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e33586, jan.-dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-991147

Objetivo:

refletir sobre a aplicabilidade do plantão de escuta fundamentado na Teoria Humanística no processo clínico de enfermagem.

Método:

reflexão teórica, realizada em 2016, sobre os metaparadigmas e pressupostos de Paterson e Zderad utilizados no atendimento de enfermagem em saúde mental aos residentes de enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro, Brasil, visando acolher, escutar e contribuir para experiências e vivências dessa teoria no plantão de escuta.

Resultados:

destacou-se a segunda fase do processo clínico - a enfermeira conhece intuitivamente o outro, considerada fase avaliativa e de intervenção, devido à relação dialógica e a compreensão empática presentes.

Conclusão:

a utilização da empatia, como veículo da compreensão e elaboração, ajuda o cliente atendido. Traz em si um potencial terapêutico proporcionando consolo, conforto, ampliação da compreensão de si, alivia a solidão, a ansiedade e eleva a autoestima. Sobretudo, ajuda a elaborar e encontrar um sentido na experiência vivida.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1