Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

How long before hospital admission do the symptoms of heart failure decompensation arise? / Quanto tempo antes da admissão hospitalar surgem os sintomas de descompensação da insuficiência cardíaca? / ¿Cuánto tiempo antes de la admisión hospitalaria surgen los síntomas de descompensación de la insuficiencia cardiaca?

Born, Maraísa Carine; Azzolin, Karina de Oliveira; Souza, Emiliane Nogueira de.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 27: e3119, 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-991310
resumo

Objetivo:

identificar os sinais e sintomas de descompensação da insuficiência cardíaca (IC) e o tempo de duração até a admissão na emergência hospitalar.

Método:

estudo transversal, com pacientes adultos, internados por descompensação da IC em um hospital de ensino localizado no sul do Brasil, no período de julho a outubro de 2017. A coleta de dados foi realizada através de um questionário estruturado que compreendeu dados sociodemográficos, clínicos e sinais e sintomas de IC. Na análise de dados, foram aplicados os testes t-Student, Mann Whitney U Test e Chi-Squere Tests.

Resultados:

foram incluídos 94 pacientes, com faixa etária entre 42 e 98 anos (média de 71,2 anos). Os sinais e sintomas mais prevalentes antes da admissão na emergência foram dispneia (79,8%), tosse (29,8%), ortopneia (27,7%), edema (23,4%) e cansaço (22,3%). A mediana de tempo de início dos sinais e sintomas até a chegada na emergência é cansaço e edema 7 dias, ortopneia 5 dias, tosse 4 dias e dispneia 3 dias.

Conclusão:

o conjunto de sinais e sintomas clássicos da descompensação de IC ocorrem em torno de sete dias antes da procura pela emergência e é a piora da dispneia que leva o paciente a uma emergência hospitalar.
Biblioteca responsável: BR1.1