Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Primary health care attributes in breastfeeding care / Atributos de la atención primaria a la salud en la atención al lactancia materna / Atributos da atenção primária à saúde na atenção ao aleitamento materno

Melo, Luciana Camargo de Oliveira; Nakano, Ana Márcia Spanó; Monteiro, Juliana Cristina dos Santos; Furtado, Maria Cândida de Carvalho.
Texto & contexto enferm ; 28: e20170516, 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-991750
RESUMO

Objetivo:

analisar a presença e a extensão dos atributos da Atenção Primária à Saúde no processo de amamentação a partir da experiência dos profissionais de saúde nas unidades certificadas pela Rede Amamenta Brasil, comparativamente com unidades não certificadas.

Método:

estudo transversal e descritivo, de abordagem quantitativa, utilizando o instrumento PCATool-Brasil - versão profissionais, aplicado a 53 profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, de um município Estado de São Paulo, Brasil. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial, aplicando o teste t de Student e teste Hann-Whitney.

Resultados:

as unidades certificadas pela Rede Amamenta Brasil obtiveram escores mais elevados para Longitudinalidade (6,7) e Coordenação - sistemas de informação (8,3). Os profissionais com treinamento pela Rede Amamenta Brasil obtiveram escores mais elevados para Coordenação - sistemas de informação (8,4) e para Integralidade - serviços disponíveis (7,0). Estes dois grupos também responderam mais positivamente aos demais atributos.

Conclusão:

as unidades certificadas e os profissionais que receberam treinamento pela Rede Amamenta Brasil, demonstraram maior grau de orientação à Atenção Primária à Saúde. Os dados apontam que o melhor desempenho nos atributos está relacionado, entre outros fatores, à melhor qualificação dos profissionais para desenvolver práticas que valorizem a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, segundo os princípios da Atenção Primária à Saúde.
Biblioteca responsável: BR17.1