Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação de famílias de crianças com doença falciforme / The families assessment children with sickle cell disease / Evaluación de familias de niños con enfermedad falciforme

Peres de Oliveira, Patrícia; Rodrigues Gesteira, Elaine Cristina; Rodarte, Alzilid Cíntia; Aparecida Costa, Mariana; Lamese Amaral, Júlia; Jesusmara dos Santos, Walquíria.
Investig. enferm ; 20(2): 1-11, 20180000. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-994970

Objetivo:

Avaliar a estrutura, o desenvolvimento e a funcionalidade da família que convive com a doença falciforme.

Metodologia:

Estudo qualitativo em que foi utilizado como referencial teórico o Modelo Calgary de Avaliação Familiar e como estratégia metodológica o estudo de caso. Os dados foram coletados com 15 participantes de seis famílias de crianças com doença falciforme, atendidas por um Hemonúcleo da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), situado em um município de Minas Gerais, Brasil, no período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015, por meio de instrumento pré-elaborado, além de entrevistas semiestruturadas e observação participante, com registro em diário de campo. As informações foram examinadas por meio da análise temática e a categorização conforme o referencial teórico adotado.

Resultados:

Verificou-se que quatro famílias compunham um modelo nuclear; as outras duas famílias eram do tipo ampliada. Subsistemas conflituosos estiveram presentes em apenas uma família e todas apresentaram em sua rede de apoio elementos oriundos de vizinhos e membros da família extensa. No processo de assistência, constatou-se que as seis famílias apresentavam apoio insuficiente dos serviços de saúde e, para a solução de problemas, demonstraram empoderamento diante das intercorrências das crianças com doença falciforme devido a vivências anteriores.

Conclusão:

Este estudo pode ser usado pelos enfermeiros para subsidiar o planejamento do trabalho no cuidado à criança com doença falciforme e sua família, possibilitando a elaboração de intervenções personalizadas de acordo com o funcionamento da dinâmica familiar.
Biblioteca responsável: CO185.1