Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atuação do profissional e desafios da prática fonoaudiológica em rede de saúde pública municipal / Professional performance and challenges of speech-language pathology and audiology practices in a municipal public healthcare network / Actuación del profesional y desafíos de la práctica fonoaudiológica en red de salud pública municipal

Chiodetto, Larissa Vieira Araújo de Pádua; Maldonade, Irani Rodrigues.
Distúrb. comun ; 30(4): 688-704, dez. 2018. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-995772

Introdução:

O Sistema Único de Saúde foi instituído pela Constituição Federal e garante serviços adaptados para as necessidades de saúde da população, contexto no qual se insere a atuação fonoaudiológica.

Objetivo:

Conhecer e caracterizar o trabalho realizado e os desafios encontrados na atuação dos fonoaudiólogos inseridos na rede de saúde de município de grande porte do interior paulista.

Método:

Trata-se de estudo qualitativo, transversal, com base na resolução 466/2012 CNS/MS e aprovado sob o número 1.624.754 pelo Comitê de Ética em Pesquisa de uma universidade pública do interior paulista. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado contendo perguntas abertas, dissertativas, aplicado aos fonoaudiólogos atuantes na secretaria de saúde do referido município que aceitaram participar da pesquisa. Os dados foram analisados, de acordo com os critérios de repetição e relevância da Análise de Conteúdo.

Resultados:

A inserção do fonoaudiólogo é significantemente maior na atenção secundária do que nos outros níveis de atenção à saúde. A distribuição dos profissionais pelos territórios é irregular no município. O matriciamento é desenvolvido diferentemente pelas fonoaudiólogas pelos distritos de saúde do município e difere da proposta original. Em relação ao acolhimento pela prefeitura das necessidades das profissionais, há divergência de opiniões entre os sujeitos participantes.

Conclusão:

O serviço fonoaudiológico caracteriza-se por distribuição desigual dos poucos profissionais existentes nos níveis de atenção à saúde no município e atuam de formas diferentes. Os fonoaudiólogos enfrentam desafios referentes à atuação profissional, aos encaminhamentos, às articulações dos serviços da rede e à atuação em matriciamento.
Biblioteca responsável: BR195.3