Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consequências da depressão pós-parto no desenvolvimento infantil: revisão integrativa / Consequences of postpartum depression on child development: integrative review

Rodrigues, Wdyane Layane da Costa; Branco, July Grassiely de Oliveira; Facundo, Sue Helem Bezerra Cavalcante; Costa, Francisca Bertilia Chaves; Oliveira, Célida Juliana de.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 22(250): 2728-2733, mar.2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-996254

Objetivo:

Identificar as consequências da depressão pós-parto para o desenvolvimento infantil.

Método:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Basa de Dados de Enfermagem (BDENF) e Index Psicologia ­ Periódicos técnico-científicos via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo selecionada a amostra de 15 artigos.

Resultados:

Os estudos corpus desta revisão relacionaram a depressão pós-parto a consequências negativas para o desenvolvimento de uma criança, tais como problemas de comportamento; desordens linguísticas, afetivas, cognitivas e sociais; além de desordens alimentares; alterações no padrão de sono e na atividade cerebral; efeitos deletérios na interação mãe-bebê.

Conclusão:

A depressão pós-parto merece maior atenção à nível de saúde pública. Assim estratégias precoces de intervenção para mães como características de depressão pós-parto são necessárias para assegurar o bem-estar mental das mulheres e contribuir para um desenvolvimento pueril saudável.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2