Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervenções de enfermagem para redução do edema de pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados / Nursing interventions to reduce edema in hospitalized patients with heart failure

Costa, Michele Bastos; Pinheiro, Daniel Mählmann de Moura; Figueiredo, Lyvia da Silva; Lima, Dalmo Valério Machado de; Pereira, Juliana de Melo Vellozo; Flores, Paula Vanessa Peclat; Cavalcant, Ana Carla Dantas.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 22(250): 2745-2750, mar.2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-996509
Objetiva-se sintetizar as melhores intervenções de Enfermagem para a redução do edema de pacientes com Insuficiência Cardíaca hospitalizados. Trata-se de uma revisão sistemática quantitativa baseada no modelo do Instituto Joanna Briggs. A busca foi realizada nas bases de dados MEDLINE, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cinahl, Cochrane Library, Joanna Briggs Institute Library, PubMed, LILACS e Scopus. Os estudos relevantes foram avaliados metodologicamente por dois revisores. Dentre os 269 resumos encontrados nos bancos de dados, dois artigos atingiram padrão de qualidade por dois revisores independentes. As intervenções para redução do edema incluíam o gerenciamento de caso e a restrição hidrossalina associada a acompanhamento por telefone. A adesão ao tratamento e qualidade de vida melhoraram após as intervenções, mas não houve diminuição da readmissão hospitalar. Conclui-se que a base de evidências sugere monitoramento constante de pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados para mensuração do edema, peso e ingesta hidrossalina, porém a literatura é escassa e oferece baixa possibilidade de síntese.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2