Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sífilis em gestante e congênita: casos notificados de um município do Noroeste Paulista / Sifilis in pregnant and congenital: notified cases of a northwest paulista municipality

Jesus, Tales Bruno da Silva de; Mafra, Adriana Luiz Sartoreto; Campo, Valéria da Silva; Cesarino, Cláudia Bernardi; Bertolin, Daniela Comelis; Martins, Marielza Ismael.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 22(250): 2766-2771, mar.2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-996557
A pesquisa teve como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico da sífilis em gestante e da sífilis congênita notificadas em um município do noroeste paulista no período de 2015 a 2017. É um estudo transversal, quantitativo, exploratório e descritivo a partir do levantamento de dados realizado no banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Serviço de Vigilância Epidemiológica do município. A amostra foi composta por 32 gestantes diagnosticadas com sífilis com idade entre 18 e 45 anos, 06 recém-nascidos diagnosticados com sífilis congênita. O perfil sociodemográfico das gestantes neste estudo indica que a sífilis está ocorrendo em mulheres jovens, com nenhum e algum grau de escolaridade. Observou-se que a incidência de sífilis congênita (5,36/1.000) no município no período estudado é quase seis vezes superior à meta de eliminação da doença proposta pelo Ministério da Saúde. Apesar da alta incidência não houve nenhum caso fatal da doença.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2