Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Doença renal crônica: explorando novas estratégias de comunicação para promoção da saúde / Chronic Kidney Disease: exploring new strategies of communication for health promotion / Enfermedad renal crónica: explorando nuevas estrategias de comunicación para la promoción de la salud

Oliveira, Juliana Gomes Ramalho de; da Silva Júnior, Geraldo Bezerra; Vasconcelos Filho, José Eurico.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 31(4): 1-8, 21/12/2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-996895

OBJETIVO:

Descrever o desenvolvimento de novas estratégias de comunicação para promoção da saúde no âmbito da doença renal crônica (DRC).

MÉTODOS:

Pesquisa de natureza aplicada, pois objetiva a produção de conhecimentos direcionados à solução de problemas específicos por meio de ferramentas práticas e da análise das hipóteses levantadas. As ferramentas foram desenvolvidas pela parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e o Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação da Universidade de Fortaleza. O estudo intitulado "Renal Health" foi dividido em três fases consecutivas Fase 1 - Desenvolvimento do aplicativo Renal Health; Fase 2 - Construção de conteúdos e plataformas digitais vinculadas ao aplicativo; e Fase 3 ­ Teste de impacto clínico e adesão ao aplicativo. No presente momento, o estudo encontra-se com a fase 1 concluída e com a fase 2 em andamento.

RESULTADOS:

Foi desenvolvido o aplicativo Renal Health para uso em dispositivos móveis, em plataforma Android, com interfaces para a população geral, ou seja, pessoas que não fazem tratamento para DRC, pacientes renais crônicos em hemodiálise e transplantados renais. A fase 2 do estudo encontra-se em desenvolvimento, ocorrendo por meio de reuniões entre as equipes de pesquisadores e dos setores saúde e tecnologia para a compilação dos conteúdos e delineamento do projeto gráfico das plataformas digitais.

CONCLUSÃO:

A comunicação entre os profissionais de saúde e os portadores de DRC é passível de contínuo aperfeiçoamento, dada a variedade das modalidades de tratamento e suas peculiaridades. O aplicativo Renal Health e as plataformas digitais se propõem a apoiar ambos nesse processo.
Biblioteca responsável: BR6.1