Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências em promoção da saúde: o domínio parceria na residência multiprofissional em saúde / Health promotion competencies: partnership in multiprofessional health residency / Competencias en la promoción de la salud: el dominio colaboración en la residencia multiprofesional de salud

Machado, Maria de Fátima Antero Sousa; Machado, Lucas Dias Soares; Xavier, Samyra Paula Lustoza; Lima, Lucas Alves; Moreira, Maria Rosilene Cândido; Ferreira, Heraldo Simões.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 31(4): 1-7, 21/12/2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-996898

OBJETIVO:

Conhecer como o domínio parceria manifesta-se nas ações de promoção da saúde realizadas na Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

MÉTODOS:

Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, baseada no manual Competências Principais em Promoção da Saúde do projeto "Desenvolvendo competências e padrões profissionais para a construção de capacidades e do fortalecimento institucional em promoção da saúde na Europa (CompHP)". Ocorreu de janeiro a março de 2016, e teve como cenário um programa de residência multiprofissional em saúde do estado do Ceará, Brasil, com foco em seu componente comunitário. Participaram do estudo 16 residentes e obtiveram-se os dados através de entrevista semiestruturada, com base nas seguintes perguntas condutoras Quais as competências necessárias para desenvolver ações de promoção da saúde? Como a parceria manifesta-se nas ações de promoção da saúde desenvolvidas na residência multiprofissional em saúde? Os dados foram organizados e avaliados por meio da análise de conteúdo.

RESULTADOS:

Os discursos elucidam fortes parcerias na residência para construção de redes de trabalho que contribuem com a efetivação dos princípios da promoção da saúde. A intersetorialidade representa o desejo de concretude enquanto manifestação efetiva de parcerias entre setores e serviços afins para alcance de objetivos conjuntos. As ações que promovem a integração ensino-serviço-comunidade possibilitam a constituição de espaços dialógicos entre universidades/instituições formadoras, instituições de saúde e comunidade. Nesse contexto, os preceptores da residência multiprofissional são fundamentais na constituição de parcerias e no fortalecimento das ações.

CONCLUSÃO:

A residência multiprofissional mostra-se como espaço favorável ao desenvolvimento da parceria enquanto competência para a realização de ações promotoras de saúde.
Biblioteca responsável: BR6.1