Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação de uma cartilha sobre a detecção precoce do transtorno do espectro autista / Validation of a primer on early detection of Autism Spectrum Disorder / Validación de una cartilla sobre la detección precoz del trastorno del espectro autista

Sousa Vasconcelos, Samila; Gomes, Ilvana Lima Verde; Barbalho, Erika de Vasconcelos; Gouveia, Samara Sousa Vasconcelos; Gouveia, Guilherme Pertinni de Morais.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 31(4): 1-7, 21/12/2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-996903

OBJETIVO:

Validar uma cartilha educativa destinada aos profissionais e trabalhadores da Atenção Básica que favoreça a detecção precoce da criança com autismo.

MÉTODOS:

Pesquisa de desenvolvimento metodológico, com abordagem qualitativa, de validação de tecnologia. Realizou-se em Sobral, cidade do interior do Ceará, e na capital, Fortaleza, dividindo-se em três momentos construção da cartilha educativa, validação por 13 juízes especialistas e elaboração da versão final da cartilha. A coleta de dados, que ocorreu entre julho e agosto de 2015, deu-se através de uma ficha de avaliação, em que os juízes avaliaram e fizeram correções e sugestões referentes à cartilha. Esses dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo de Bardin.

RESULTADOS:

Os juízes avaliaram os itens "conteúdo", "ilustrações", "aparência", "organização" e "motivação" da cartilha como adequados. As correções e sugestões feitas foram incluídas na versão final da cartilha.

CONCLUSÃO:

A cartilha educativa "Detecção precoce da criança com transtorno do espectro autista ­ TEA" mostrou-se um material educativo válido e confiável para ser utilizado a fim de favorecer o diagnóstico precoce do paciente com TEA.
Biblioteca responsável: BR6.1