Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação das salas de vacinação de unidades de Atenção Primária à Saúde / Evaluation of vaccination rooms in primary health care units

Sousa Galvão, Maria de Fátima Pereira de; Almeida, Paulo César de; Lopes, Maria do Socorro Vieira; Coutinho, Janaína Fonseca Victor; Martins, Mariana Cavalcante; Barbosa, Lorena Pinheiro.
Rev Rene (Online) ; 20(1): e39648, jan.-dez. 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-997254

Objetivo:

avaliar as salas de vacinação de unidades de Atenção Primária à Saúde.

Métodos:

pesquisa avaliativa, em que Estrutura e Processo foram avaliados em 89 salas de vacinas das seis Coordenadorias Regionais de Saúde, através do instrumento de supervisão das salas de vacinas do Ministério da Saúde do Brasil.

Resultados:

a maioria dos profissionais era técnico de enfermagem (76,4%); sem capacitação (31,5%). Na avaliação dos Aspectos gerais/Procedimentos técnicos, verificaram-se objetos de decoração (43,8%), ausência de bancada (22,5%) e quantidade insuficiente de vacinas (41,6%). Na avaliação da Rede de Frio, constatou-se limpeza inadequada dos refrigeradores (71,9%) e temperaturas inapropriadas (48,8%).

Conclusão:

a avaliação das salas de vacinas demonstrou que a estrutura dos componentes Aspectos Gerais/Procedimentos Técnicos e Rede de Frio apresentou classificação boa, enquanto a avaliação do processo destes classificou-se como regular. (AU)
Biblioteca responsável: BR6.1