Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vulnerabilidade à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana entre mulheres em idade fértil / Vulnerability to Human Immunodeficiency Virus infection among women of childbearing age

Chaves, Ana Clara Patriota; Sousa, Carla Suellen Pires de; Almeida, Paulo César de; Bezerra, Elys Oliveira; Sousa, George Jó Bezerra; Pereira, Maria Lúcia Duarte.
Rev Rene (Online) ; 20(1): e40274, jan.-dez. 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-997295

Objetivo:

analisar fatores de vulnerabilidade feminina associados à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana entre mulheres em idade fértil.

Métodos:

estudo epidemiológico do tipo caso-controle com mulheres em idade fértil realizado em um serviço de referência. Foram coletados dados sobre vulnerabilidade socioeconômicos, individuais, dos parceiros e dos serviços de saúde. Estes foram analisados de forma uni, bi e multivariada.

Resultados:

fizeram parte da pesquisa 174 mulheres, na qual se evidenciou que as chances para infecção aumentavam quatro vezes para as que tinham renda familiar até 1.000,00, 5,5 vezes mais para aquelas que não conheciam camisinha feminina, 16,7 vezes mais para as que fizeram uso de bebida alcoólica e 4,8 vezes maior para aquelas que não recebiam orientações nos serviços de saúde.

Conclusão:

a análise permitiu identificar os principais marcadores de vulnerabilidade para a infecção do vírus em mulheres em idade fértil, principalmente os de cunho individual, socioeconômico e programático. (AU)
Biblioteca responsável: BR6.1