Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos de intervenção educativa no conhecimento e atitude sobre detecção precoce do câncer de mama / Effects of educational intervention on knowledge and attitude on early detection of breast cancer

Alves, Pricilla Cândido; Ferreira, Iarlla Silva; Santos, Míria Conceição Lavinas; Almeida, Adrielle Oliveira Azevedo de; Fernandes, Ana Fátima Carvalho.
Rev Rene (Online) ; 20(1): e40765, jan.-dez. 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-997319

Objetivo:

comparar conhecimento e atitude de mulheres em relação à detecção precoce do câncer de mama, antes e após aplicação de intervenção educativa.

Métodos:

estudo quase-experimental, realizado com 91 mulheres. Através da aplicação de intervenção educativa, as mulheres foram divididas em quatro grupos de educação em saúde. O material educativo utilizado foi um folder informativo sobre detecção precoce do câncer de mama, associado à técnica de entrevista motivacional breve.

Resultados:

a intervenção educativa associada à entrevista motivacional breve promoveu aumento da adequação do conhecimento (p=0,001) e da atitude (p=0,007).

Conclusão:

a intervenção educativa foi capaz de elevar o percentual de adequabilidade do conhecimento e da atitude de mulheres em relação à detecção precoce do câncer de mama. (AU)
Biblioteca responsável: BR6.1