Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A importância das ações programáticas de saúde no controle da tuberculose: experiência de um serviço de atenção primária à saúde em Porto Alegre, Rio Grandedo Sul, Brasil / The importance of programmatic health actions in tuberculosis control: experience of a primary health care service in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

Souza, Camila Furtado de; Ben, Ângela Jornada; Schneider, Silvete Maria Brandão; Nascimento, Bianca Peixoto; Neumann, Cristina Rolim; Oliveira, Francisco Jorge Arsego Quadros de.
Clin. biomed. res ; 34(2): 75-83, 2014. tab, ilus, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-997736

INTRODUÇÃO:

A tuberculose merece especial atenção dos profissionais de saúde e da sociedade. Entretanto, os serviços de saúde não estão organizados para atender esses pacientes, e a prevalência da doença permanece alta no país. O objetivo deste estudo é demonstrar o papel da Atenção Primária na melhora dos indicadores da Tuberculose a partir de ações programáticas estruturadas.

MÉTODOS:

Dados de pacientes com diagnóstico de TB vinculados à Unidade Básica de Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, atendidos nos serviços de saúde do município, foram analisados e comparados antes (2002 a 2008) e depois (2009 a 2012) da implantação de um Programa de Controle de Tuberculose. Os indicadores analisados têm base nas metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde.

RESULTADOS:

Cento e quarenta pacientes tiveram Tuberculose entre 2002 e 2012 94 no período pré-implantação do Programa e 46 após. Com o Programa, o número anual de sintomáticos respiratórios rastreados e de pacientes diagnosticados com Tuberculose cresceu. Aumentou o diagnóstico de Tuberculose nos serviços de atenção primária de 4,3% (n = 4) para 39,1% (n = 18), (p < 0,001); e houve melhora das taxas de cura (de 78,2% para 85,7%) e abandono (de 9,3% para 9,1%).

CONCLUSÃO:

Nosso estudo demonstrou que após a implantação do Programa de Controle de TB no Serviço de APS do HCPA houve melhora nos índices de diagnóstico da doença, nas taxas de cura e abandono, tendo sido atingida a meta de cura preconizada pelo Ministério da Saúde
Biblioteca responsável: BR18.1
Localização: BR18.1