Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação em saúde do paciente com diagnóstico de câncer de pele / Health education of patients with diagnosis of skin cancer / Educación en salud del paciente con diagnóstico de cáncer de piel

Oliveira Júnior, Ednaldo Francisco Santos; Tapety, Fabricio Ibiapina; Moura, Maria Eliete Batista; Abreu, Benedita Andrade Leal de; Lago, Eliana Campêlo; Almeida, Camila Aparecida Pinheiro Landim.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 22(251): 2898-2903, abr.2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-998735
O estudo teve como objetivo avaliar a educação em saúde ao paciente com diagnóstico de câncer de pele fornecida pela atenção primária. Trata-se de um estudo qualitativo realizado em um centro oncológico da cidade de Teresina/PI. A população do estudo foi formada por pacientes com CID (Código Internacional de Doenças) utilizou-se a técnica da análise de conteúdo categorial temática de Bardin. O estudo constatou que os pacientes entrevistados são pertencentes a um grupo de risco por altas exposições aos raios ultravioletas e mantêm comportamento de vida que precisam ser mudados. Porém, apresentam cognição em compreender a gravidade do câncer da pele e dos meios de se evitar a doença. Dessa forma, precisam da educação em saúde das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) para conseguirem um bom desenvolvimento quanto à proteção contra os raios solares. A Educação em Saúde do paciente com diagnóstico de câncer de pele na ESF é deficiente e de baixa qualidade, tanto na prevenção primária, quanto na fase de tratamento imediato.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2