Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atuação da equipe de enfermagem no atendimento à parada cardiorrespiratória cerebral / Rendimiento del personal de enfermería en la asistencia al paro cardiopulmonar cerebral / Nursing team’s performance in meeting the cerebral cardiopulmonary arrest

Costa, Karinelle Pereira; Botarelli, Fabiane Rocha; Fernandes, Ana Paula Nunes de Lima; Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto; Araújo, Jéssica Naiara de Medeiros; Vitor, Allyne Fortes.
Cult. cuid ; 19(42): 147-153, mayo-ago. 2015.
Artigo em Português | IBECS | ID: ibc-143110
O estudo tem como objetivo analisar o conhecimento da equipe de enfermagem diante do reconhecimento de uma PCRC e sobre a reanimação cardiopulmonar cerebral (RCPC). Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa desenvolvido em um Hospital da rede pública localizado no nordeste brasileiro. A coleta de dados ocorreu mediante um questionário semi-estruturado com 110 profissionais de nível médio e superior da enfermagem. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE 15504613.2.0000.5537. Em relação ao reconhecimento da PCRC, (81,8%) dos profissionais identificaram de forma apropiada; (80%) responderam de forma correta acerca da sequência do SBV; (77,2%) acertaram a relação compressão/ventilação; (61,8%) sabem da necessidade de priorizar compressões torácicas; (51,8%) responderam de forma adequada sobre a postura corporal para realização das compressões; somente (40%) teve êxito nas respostas quando questionado sobre a profundidade e frequência das compressões; (60%) mostraram conhecer os principais ritmos cardíacos presentes numa PCRC. A equipe de enfermagem analisada apresentou conhecimentos ainda deficientes acerca das mudanças das Diretrizes da American Heart Association de 2010, dessa forma, existe a necessidade urgente de capacitação para que reduzam as falhas e atraso que comprometem um atendimento de qualidade (AU)
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: BNCS