Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reglamento Municipal de Beneficencia y Sanidad, Elche 1928 / Regulamento Municipal de Caridade e Saúde, Elche 1928 / Municipal Regulation of Charity and Health, Elche 1928

Gómez Martínez, María Rosa.
Cult. cuid ; 26(63): 1-15, 2do cuatrimestre, 2022. tab, ilus
Artigo em Espanhol | IBECS | ID: ibc-206683
A política de saúde de Primo de Rivera elaborou um órgão legal regulador para proteger asclasses carentes que atendiam às suas necessidades; O aumento da atividade de saúde levou à criação deum grande número de instituições assistenciais, bem como de profissionais de saúde envolvidos no seudesenvolvimento.

Objetivos:

a pesquisa visa analisar a aplicação prática do Regulamento Municipal deSaúde e Previdência da cidade de 1928 e, por outro lado, seu impacto na vida social da classe menosfavorecida.

Método:

foi realizada uma pesquisa histórica com base na revisão de literatura. Fontesdocumentais catálogos documentais de bibliotecas e arquivos documentais, bases de dados eletrônicas,catálogos de revistas especializadas em história e outras fontes online. Descritores utilizados parteira,praticante, médico, farmacêutico, censo dos pobres.

Resultados:

foram incluídos na análise documentosde estudos baseados em fontes primárias e os resultados são apresentados em 4 seções O RegulamentoMunicipal de 1928, Farmacêuticos e medicamentos para doentes pobres, Médicos e praticantes eParteiras, parteiras e professoras de parto.

Conclusão:

o Regulamento é aplicado muito antes de suapublicação e a assistência à saúde é exercida constantemente por todos os profissionais que o compõem; onúmero de praticantes é igual ao de médicos nesse período; a Câmara Municipal é responsável pelopagamento dos medicamentos dos doentes pobres aos farmacêuticos e é distribuído por trimestres; Noque diz respeito aos médicos, e desde 1924, foram criadas vagas suficientes para a procura dos pobres,que irá aumentar, bem como eventuais substitutos; inclui-se a criação da clínica odontológica para pobresno Hospital Santo em 1930; em 1928 e 1929 há 4 matronas para os quatro bairros da cidade, seguindo alegislação; Em 1930, as parteiras municipais receberam um aumento salarial anual de 720 para 900pesetas da câmara municipal. (AU)
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: ES15.1 - BNCS