Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Por trás dos sorrisos: sofrimento moral na oferta do cuidado oncológico / Detrás de las sonrisas: sufrimiento moral en la prestación de atenciónoncológica / Behind the smiles: moral suffering in the provision of cancer care

Celich, Kátia Lilian Sedrez; Lazzaroto, Pamela Karin; Souza, Silvia Silvia de; Araújo, Jeferson Santos; Pauli, Matheus Eugênio de; Conceição, Vander Monteiro da.
Cult. cuid ; 26(63): 1-15, 2do cuatrimestre, 2022. tab
Artigo em Português | IBECS | ID: ibc-206686

Objetivo:

compreender a experiência moral de uma equipe de enfermagem no cuidado aopaciente oncológico.

Método:

Estudo qualitativo, com base no referencial da Antropologia Médica, quereconhece o ser humano como um ser consciente de seus pensamentos e práticas, assim compreende-seque os problemas que permeiam a saúde emergem da interação dos contextos culturais, sociais,ambientais, políticos e econômicos. A pesquisa foi realizada na Unidade Oncológica de um hospitalreferência no tratamento a pessoas com câncer no sul do Brasil. A seleção dos participantes ocorreu demodo intencional, não probabilístico. A análise foi a temática indutiva.

Resultado:

Com a pesquisa épossível afirmar que os profissionais do cuidado oncológico apresentaram uma filosofia do cuidadodiferenciado, um vínculo com os pacientes e sentimento de sofrimento relacionados ao julgamento moral.

Conclusão:

A partir dos resultados identificados considera-se que o enfermeiro que pratica cuidadosoncológicos lida com questões morais e culturais que envolvem o cuidado ao paciente oncológico, gerando um sofrimento moral associado a valores pessoais, culturais e institucionais como os identificados nas participantes. (AU)
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: ES15.1 - BNCS