Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto de la intervención educativa en la percepción de pacientes hospitalizados con riesgo de caídas y factores asociados / Impacto de intervenção educativa na percepção de pacientes hospitalizados sobre risco de quedas e fatores associados / Impact of educational intervention in hospitalized patients’ fall risk perception and associated factors

Moreira Ximenes, Maria Aline; Leandro Cavalcante, Francisco Marcelo; Morais Oliveira, Ingrid Kelly; Galindo Neto, Nelson Miguel; Caetano, Joselany Áfio; Barros, Lívia Moreira.
Enferm. glob ; 22(69): 38-53, ene. 2023. tab
Artigo em Espanhol | IBECS | ID: ibc-214858

Objetivo:

Analisar o impacto de intervenção educativa na percepção de pacientes hospitalizados sobre risco de quedas e seus fatores associados.

Métodos:

Trata-se de pesquisa quase-experimental com 157 pacientes hospitalizados em instituição pública de nível terciário na região Norte do Estado do Ceará-Brasil. Os dados foram coletados antes e após intervenção educativa mediada por cartilha sobre prevenção de quedas. Foi identificado o diagnóstico de enfermagem Risco de queda e aplicado escala Falls Risk Awareness Questionnaire (FRAQ-Brasil). A análise dos dados ocorreu a partir do teste de McNemar e Wilcoxon.

Resultados:

No pré-teste, os grupos eram diferentes quanto à percepção do risco de quedas (p<0,000) em que o grupo com menos risco apresentou mediana de acertos de 12 (Intervalo interquartílico=9) enquanto o grupo maior risco para quedas apresentou mediana igual a 14 (Intervalo interquartílico=8). Porém, no pós-teste, os grupos tornam-se homogêneos quanto à percepção dos fatores de risco para quedas (p=0,676) com aumento da mediana de acertos em ambos.

Conclusão:

Os resultados encontrados nesse estudo apontam que a realização de intervenção educativa mediada por cartilha é efetiva para promover melhora na percepção de riscos de queda de pacientes em internação hospitalar. (AU)
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: ES15.1 - BNCS