Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atención de enfermería a adolescentes en situación de vulnerabilidad al Virus de Inmunodeficiencia Adquirida / Assistência de enfermagem a adolescentes em situação de vulnerabilidade ao Vírus da Imunodeficiência Adquirida / Nursing care for adolescents in situation of vulnerability to the Acquired Immunodeficiency Virus

Neco, Klebia Karoline dos Santos; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; Menezes, Rejane Maria Paiva de; Medeiros, Soraya Maria de; Feijão, Alexsandra Rodrigues.
Enferm. glob ; 22(69): 610-620, ene. 2023. ilus
Artigo em Espanhol | IBECS | ID: ibc-214875

Introdução:

Nos últimos anos o Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV) tornou-se um grande desafio para a sociedade pela magnitude e extensão dos danos causados às populações, em especial aos adolescentes.

Objetivo:

Analisar os aspectos contextuais da assistência de enfermagem aos adolescentes em situação de vulnerabilidade ao HIV.

Método:

Trata-se de uma revisão narrativa de literatura com busca realizada nas bases de dados Elsevier SciVerse Scopus, Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Google Scholar, no período de 20 de dezembro de 2020 a 20 de janeiro de 2021. O material foi analisado em acordo com o aporte teórico proposto por Hinds, Chaves e Cypress, que indica quatro camadas de relações contextuais inter-relacionadas que melhor compreendem o fenômeno imediata, específica, geral e metacontextual.

Resultados:

Foram selecionados oito estudos categorizados em subtemas seguindo cada

contexto:

adolescente em situação de vulnerabilidade ao HIV/Aids (contexto imediato); a inserção do adolescente vulnerável ao HIV/Aids na Atenção Primária à Saúde (contexto específico); assistência de enfermagem a adolescentes em situação de vulnerabilidade ao HIV/Aids na Atenção Primária à Saúde (contexto geral); e políticas públicas voltadas para adolescentes em situação de vulnerabilidade ao HIV/Aids (metacontexto).

Conclusão:

Pode-se concluir que compreender os fenômenos permite uma maior reflexão sobre a realidade estudada com o intuito de melhorar a assistência de enfermagem diante dos problemas encontrados. (AU)
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: ES15.1 - BNCS