Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conocimiento de los enfermeros sobre el dispositivo intrauterino en el contexto de las unidades básicas de salud / Conhecimento de enfermeiros sobre o dispositivo intrauterino no contexto das unidades básicas de saúde / Knowledge of nurses about the intrauterine device in the context of basic health units

Martins, Isli Maria Oliveira; Nóbrega, Maria Clara Paiva; Queiroga, Verônica Ebrahim; Barreto, Danyella da Silva; Holanda, Viviane Rolim de; Faustino, Waglânia de Mendonça.
Enferm. glob ; 22(70): 192-205, abr. 2023. tab
Artigo em Espanhol | IBECS | ID: ibc-218643

Objetivo:

Verificar o conhecimento de enfermeiros sobre o dispositivo intrauterino no contexto das Unidades Básicas de Saúde.

Método:

Estudo observacional realizado com enfermeiros da atenção básica. O instrumento de coleta foi elaborado por revisão de literatura e validado por especialistas da área da saúde da mulher. Os dados foram coletados de forma remota entre outubro de 2021 e janeiro de 2022. Respeitaram-se as considerações éticas para pesquisas com seres humanos.

Resultados:

Participaram 66 enfermeiros. A maioria dos enfermeiros teve seu conhecimento classificado como satisfatório (75,8%). Observou-se que a maioria respondeu corretamente acerca da classificação do DIU com cobre (69,7%), seus efeitos colaterais (89,4%), que o mesmo não interfere na amamentação (97%), não protege contra IST’s (92,4%), não desenvolve câncer de colo uterino (92,4%). Sabiam que nulíparas (69,7%), diabéticas (97%) e hipertensas (97%) podem fazer o uso do DIU com cobre. No entanto, desconheciam o uso do DIU como contracepção de emergência (87,8%) e por mulheres com AIDS (66,7%), consideraram a necessidade de exames prévios como critério de elegibilidade (86,4%) e que a perfuração uterina é o risco mais frequente da inserção (63,6%).

Conclusão:

A falta de conhecimento dos enfermeiros, no âmbito da atenção primária de saúde, sobre o dispositivo intrauterino, torna-se uma barreira que limita o acesso ao método contraceptivo. Deve-se, portanto, fortalecer as habilidades dos enfermeiros por meio da educação continuada para a qualificação da atenção primária à saúde. (AU)
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: ES15.1 - BNCS