Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aprendizados gerados a partir da pandemia da COVID-19 entre enfermeiro / Aprendizaje generado a partir de la pandemia COVID-19 en enfermeras / Learning generated from the COVID-19 pandemy among nurses

Marques Vidal, Pedro Henrique de Oliveira; Gonçalves, José Pedro Rodrigues; Silva, Tarciso Feijó da; Nunes da Fonseca, Paula Isabella Marujo; Terças-Trettel, Ana Cláudia Pereira; Nascimento, Vagner Ferreira do.
Cult. cuid ; 27(67): 99-116, Dic 11, 2023. tab
Artigo em Português | IBECS | ID: ibc-228577

Introdução:

A enfermagem brasileira parece ter alcançado importantes níveis de aprendizados durante a pandemia, não somente por necessidade de controle da circulação do novo coronavirus e do cuidado aos doentes.

Objetivo:

Conhecer os aprendizados gerados a partir da pandemia da COVID-19 entre enfermeiros.

Métodos:

estudo exploratório e qualitativo, realizado em agosto e setembro de 2021, com enfermeiros da atenção terciária a saúde que estavam na linha de frente durante a pandemia, no Estado de Mato Grosso, Brasil. Procedeuse entrevistas individuais, baseado em questões norteadoras. Para a análise dos dados, utilizou-se o discurso do sujeito coletivo.

Resultados:

Como aprendizados gerados, os participantes apontaram aspectos profissionais (teórico/prático), bem como aspectos pessoais (reflexão do valor do ser humano, família e realização profissional).

Conclusão:

Os aprendizados oportunizados pela pandemia, ao mesmo tempo em que contribui para a percepção de que diante da insegurança e incerteza é possível aprender e desenvolver, ressalta a condição de fortaleza do enfermeiro, que inicialmente durante a pandemia foram fragilizados, mas que potencializou a sensibilidade para novas descobertas, enfrentamentos e fortalecimento de seusrecursos individuais e coletivos.(AU)
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: ES15.1 - BNCS