Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O trabalho da enfermagem e a criatividade: adaptações e improvisações hospitalares / El trabajo de la enfermería y la creatividad: adaptaciones e improvisaciones hospitalarias / The work of nursing and creativity: adaptations and nosocomial improvisation

Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Santos, Déborah Machado dos; Anunciação, Caroline Tavares da; Thiengo, Priscila Cristina da Silva.
Rev. enferm. UERJ ; 17(3): 356-361, jul.-set. 2009. ilus
Artigo em Português | INTEGRALIDADE, FIOCRUZ | ID: int-1593
Pesquisa qualitativa, descritiva, cujo objeto tratou das adaptações e improvisações de materiais e equipamentos criadas pela enfermagem, em decorrência da carência quantitativa e/ou qualitativa dos insumos hospitalares. Os objetivos foram identificar no ambiente hospitalar as adaptações e improvisações de materiais e equipamentos realizadas pelos trabalhadores de enfermagem; e discutir a importância das adaptações e improvisações para o trabalho de enfermagem. O estudo desenvolveu-se em um hospital universitário do Rio de Janeiro, no período de dezembro de 2006 a janeiro de 2007, e teve como sujeitos 10 enfermeiros de unidades de internação. Utilizou-se como instrumentos a entrevista semiestruturada e a observação participante. Aplicando-se a hermenêutica-dialética, verificou-se que são realizadas múltiplas adaptações e improvisações, que podem trazer economia ou elevação dos custos hospitalares, e impactos na dinâmica laboral, que asseguram a realização do cuidado. Concluiu-se que essa prática ajuda os trabalhadores a cumprirem sua tarefa e gera tanto sentimentos de satisfação como desgaste físico e emocional.(AU)
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1